- Apresentação
O curso é direcionado principalmente aos arquitetos e engenheiros, que necessitam do conhecimento para introduzir estas medidas de segurança contra incêndio em seus projetos e para engenheiros e alunos que desejam conhecer o Decreto Estadual de n0 63.911/2018 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo.
- Justificativa
Os engenheiros e arquitetos, bem como os profissionais que atuam no campo da segurança contra incêndios em edificações têm carência dos conhecimentos relativos ao dimensionamento e a escola dos meios de circulação (saídas de emergência). Essas definições devem ser determinadas ainda na fase inicial dos estudos, visto que têm grande impacto no leiaute de uma edificação.
- Público-alvo
Engenheiros civis, arquitetos, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança, profissionais da área (projetistas/instaladores) e estudantes.
- Objetivo
Dotar o participante de conhecimentos referentes ao regulamento de segurança contra incêndio do Estado de São Paulo e, também, sobre as saídas de emergência em edificações. Serão abordadas, ainda, as normas técnicas da ABNT e Instruções Técnicas correlatas.
Aplicação das Instruções Técnicas (Its) nos 11, 18 e 20
Saídas de Emergência – Instrução Técnica Nº 11 do D. E. Nº 63.911/2018 e NBR 9077.
Principais aspectos a serem considerados quando do dimensionamento das saídas de emergência:
Componentes da saída de emergência;
Classificação de uso/ocupação;
Cálculo da população;
Altura da edificação para fins de segurança contra incêndio;
Dimensionamento das escadas, corredores e portas;
Tipos de escadas (simples, protegida, enclausurada, pressurizada etc);
Distâncias máximas a serem percorridas;
Corrimãos e guarda-corpos;
Áreas de refúgio;
Elevadores de emergência.