- Sociedades humanas habitam e exploram quase todos os biomas do planeta Terra, e o avanço tecnológico tem resultado na destruição de ecossistemas nessas áreas. A perda de vastas áreas naturais no século passado criou demanda por estudos em ecologia da restauração, transformando o presente século na “era da restauração”.
- A destruição de ecossistemas por atividades humanas coloca diversas espécies sob o risco de extinção, e planos conservacionistas recomendam a restauração de comunidades vegetais como forma de aumentar a capacidade de suporte do ambiente.
- Projetos de restauração de ecossistemas buscam criar, a partir de uma comunidade vegetal implantada, condições que impulsionem comunidades biológicas a seguirem seus caminhos naturais de desenvolvimento, onde processos ecológicos foram destruídos A ecologia da restauração é, portanto, o processo que conduz a sucessão ecológica na direção do ecossistema natural que fora degradado.
- Ela se materializa por meio da restauração ecológica, que é o processo de restaurar comunidades e sistemas nativos degradados.
- Estudantes,
- Engenheiros Agrônomos,
- Florestais,
- Ambientais,
- Civis,
- Biólogos,
- Geógrafos,
- Geólogos e demais profissionais interessados.
Capacitar profissionais e estudantes para atuarem em Restauração Ecológica de Ecossistemas Degradados.
- Filtros abióticos e filtros bióticos
- Remediação
- Biomas brasileiros
- Formas e processos de degradação dos biomas brasileiros