Metodologia
- O curso de Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão contempla aulas expositivas e práticas com projeto em sala: desenvolvimento individual de um projeto elétrico de uma edificação.
- A didática aplicada é de ser realmente passo a passo, ensinando os conceitos e teorias com a aplicação prática, partindo de uma planta de arquitetura de uma residência de 8 cômodos.
- Cada simples etapa do projeto vai sendo desenvolvida e representada pelo acréscimo de uma nova planta, implantada sobre a da etapa anterior, resultando em uma visão dinâmica e muito clara do desenvolvimento do projeto.
- Será apresentado e utilizado o software QDC Pro ®, de autoria do instrutor, dedicado à execução de todos os cálculos necessários para a elaboração do projeto, mostrando o aumento de produtividade que pode ser alcançado.
- O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.
.-
- Profissionais e estudantes da área de engenharia eletrica.
- O curso de Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão tem por objetivo apresentar requisitos referentes aos principais conceitos, prescrições, definições, e recomendações da NBR 5410 relativos aos aspectos do projeto de instalações elétricas, desenvolvendo um senso crítico em relação ao texto da norma.
- Visa também capacitar o aluno para a elaboração de um projeto de instalações elétricas de baixa tensão segundo prescrições da NBR5410.
- Serão apresentados os principais conceitos, prescrições, definições, e recomendações da NBR 5410:2004 relativos aos aspectos de projeto, além dos princípios fundamentais, permitindo maior interação com o conteúdo da norma.
1. INTRODUÇÃO: Objetivo e estrutura do curso.
2. LEGISLAÇÃO E NORMALIZAÇÃO TÉCNICA: Legislação ordinária e profissional. Ética profissional. Normas nacionais, estrangeiras e internacionais.
3. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA INSTALAÇÃO: Verificação da instalação quanto à previsão de pontos de utilização (luz e tomadas de corrente), potência instalada e de alimentação, fornecimento e distribuição de energia, influências externas, esquemas de aterramento, condutos, condutores, maneiras de instalar. Seleção e instalação de componentes.
4. DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS: Verificação da divisão e distribuição dos circuitos (aspectos técnicos, operacionais e de manutenção, análise dos critérios de dimensionamento (seção mínima, capacidade de condução de corrente, critério da queda de tensão, critério da sobrecarga, critério de curto-circuito, dimensionamento econômico).
5. LINHAS ELÉTRICAS: Verificação das características básicas de seleção e instalação de condutos e condutores. Capacidade de condução de corrente de condutores. Dimensionamento.
6. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTES: Verificação das características básicas de: disjuntores e fusíveis. Dimensionamento.
7. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS: Verificação na aplicação do conceito de choque elétrico, efeitos da corrente elétrica no corpo humano, esquemas de aterramento (TN-C, TN-S, TN-C-S, TT, IT), critérios para proteção básica, supletiva e adicional, conceito e utilização de dispositivo diferencial – residual (DR).
8. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES: Verificação dos pontos de equipotencialização principal e suplementar e nos critérios para análise de risco quanto a instalação dos Dispositivos de Proteção Contra Surtos – DPS.
9. ENCERRAMENTO DO PROJETO: Lista de materiais e especificação técnica dos componentes elétricos. Termo de encerramento. Atestado de desempenho. Lições aprendidas.
10. “PROJETO EM SALA”, através do desenvolvimento dos conceitos sobre um exemplo real de uma edificação, com o fornecimento de planta da arquitetura correspondente, cada aluno irá elaborar o SEU projeto com o andamento do curso e discutir os diversos aspectos e opções pertinentes, com o acompanhamento do instrutor. Espera-se, através desta metodologia, uma melhor transferência de informações, agregando conteúdo teórico e prático para os participantes, tornando-os mais qualificados para o exercício profissional da elaboração de projetos de instalações elétricas de baixa tensão.
- Material Recomendado
– ABNT NBR 5410:2004 – (não obrigatório, porém muito bem aproveitável).
– Calculadora, preferencialmente científica.
.-