INTRODUÇÃO
- Independentemente de se ter o conhecimento básico sobre o processo de planejamento e controle da manutenção, torna-se importante também conhecer e exercitar os diferentes tipos de estratégia, assim como os modelos de planejamento e controle aplicáveis à sua realidade, às suas necessidades e expectativas.
- O curso de Planejamento e Controle da Manutenção em Edifícios permitirá aos participantes conhecer as melhores estratégias de mercado, assim como as ferramentas para a tomada de decisão, exercitando-as de forma prática durante as atividades desenvolvidas no decorrer do curso.
- Trata-se de um curso que tem como principal objetivo a aplicação prática das etapas e atividades de planejamento, utilizando-se como recursos o uso de dinâmicas em grupo e a realização de parte destes trabalhos dentro do ambiente de gestão informatizada (CMMS – Computerized Maintenance Management System).
- Neste contexto, o curso de Planejamento e Controle da Manutenção em Edifícios apresentará questões fundamentais para o aprendizado, entre elas:
• Relembrar alguns conceitos importantes voltados à manutenção e seu planejamento, com vistas à sua aplicação no desenvolvimento do curso;
• Conhecer e compreender os modelos estratégicos hoje em voga no mercado de manutenção, assim como as ferramentas que nos auxiliam na tomada de decisão em relação ao melhor sistema para a situação estudada;
• Realizar o passo-a-passo de um processo de planejamento dentro de ambientes definidos para o estudo e aprendizado, ou seja, através de exemplos definidos a partir de casos reais;
• Promover a aplicação do conteúdo aprendido em sala de aula dentro de uma ferramenta informatizada de gestão, com larga experiência e abrangência nos mercados de Facility Management e Manutenção, observando dificuldades e facilidades durante o seu uso, até a obtenção dos resultados esperados de um sistema informatizado.
O que você vai aprender
- Quais as estratégias de manutenção estão hoje em voga no mercado brasileiro, assim como no mercado mundial de manutenção? Como se pode definir a estratégia mais adequada para cada caso;
- Como se deve moldar ou “customizar” um plano de manutenção para atender a real necessidade do Cliente. Como se deve avaliar a infraestrutura existente e rever / ajustar os seus planos de manutenção, tornando-os mais efetivos e otimizando recursos;
- A necessidade de se estruturar planos de trabalho e operação, assegurando a retenção do conhecimento em sua organização, assim como a base para o treinamento e a capacitação de suas equipes de trabalho.
- Definir níveis mínimos de serviço e indicadores de performance / desempenho para o monitoramento de resultados. Qual a importância em se construir painéis de indicadores ou dashboards e como trabalhar com a análise cruzada de indicadores?
- A importância em se definir a ferramenta de benchmarking interno em uma corporação (para a área de manutenção), assim como definir índices que permitam a comparação com o mercado onde se atue.
- Como se deve dimensionar as equipes de operação e manutenção; existem métricas para acompanharmos este dimensionamento perante os resultados?
- Estruturar relatórios, executar processos de cadastramento e controle através de uma ferramenta informatizada de gestão com vasta aplicação no mercado de manutenção.
Público-alvo
- Engenheiros, gerentes, dirigentes, supervisores de manutenção e de infraestrutura, assim como empreendedores do ramo de manutenção predial.
- Observação: Considerando o seu viés prático de planejamento e estruturação, o curso exigirá que os alunos já atuem no segmento e detenham algum conhecimento das atividades de planejamento e controle da manutenção.
Como irá se beneficiar
- Estruturar de forma técnica e customizada o seu departamento de manutenção e recursos necessários à atender as demandas de seu Cliente interno ou externo.
- Construir modelos de monitoramento e gestão que lhe permita avaliar de forma contínua e eficaz os resultados obtidos, orientando-lhe quanto a eventual necessidade de ajustes e revisões no processo.
- Ter o contato com uma ferramenta informatizada de gestão de larga aplicação / utilização no mercado, compreendendo o seu modo de utilização e respectivos pontos positivos para o desenvolvimento de suas atividades de gestão.
- Assegurar uma operação eficaz e sob o controle do gestor e supervisores.
Programa:
1) Introdução
a. Conceitos básicos de manutenção necessários ao planejamento de suas atividades e dimensionamento das equipes:
? Operação Predial (conceito, tipos de atuação);
? Manutenção Predial (conceito, tipos de manutenção);
? Planos de Operação;
? Planos de Manutenção;
? Canais de entrada para solicitações em manutenção;
? O controle de tempos na manutenção;
? Tipos de contratação (orgânica, terceirizada ou mista), vantagens e desvantagens em função de sua necessidade;
? SSMA;
? Almoxarifado de Manutenção;
b. Escopo de Prestação de Serviços em Manutenção:
? Expectativas e necessidades dos usuários e proprietário;
? Demandas técnicas de projeto;
? O mapeamento de processos (atual x desejado);
? Volumetria histórica;
? Níveis mínimos de qualidade;
2) Planejamento Estratégico:
a. Conceituação de Planejamento Estratégico;
b. Conceituação de Confiabilidade e Risco na Manutenção:
? Conceitos aplicáveis na manutenção predial (MCC, RBM);
? Matriz de Criticidade ou Decisão;
c. A customização de planos de trabalho e sua importância para o sucesso de uma operação;
d. O Planejador da manutenção, sua formação, perfil, experiências e habilidades;
e. As etapas de um planejamento envolvendo:
? A compreensão / “tradução” sobre as necessidades e expectativas do Cliente;
? A equipe de Gestão da O&M e sua estrutura de cargos e funções;
? A definição do escopo e o estabelecimento de metas (níveis ou acordos de serviço, indicadores para o processo, etc);
? A elaboração de:
i. Planos de Manutenção:
• Elegibilidade e Inventário (sistemas e famílias de equipamentos na manutenção);
• O “tagueamento” e a classificação dos itens de manutenção;
• A customização e apresentação de rotinas de manutenção;
• O cronograma de trabalho;
• Formulários e documentos de campo;
ii. Planos de Operação:
• Objetivos e conteúdo mínimo;
• Tipos de planos de Operação;
• Formas de apresentação;
• Políticas de treinamento (externo e “on the job”);
iii. Planos ou programas de vistorias e inspeções:
• Determinação do necessário;
• Estabelecendo o escopo e profissionais envolvidos;
• A compatibilização desta atividade com o plano de operação e manutenção;
? O dimensionamento de equipes de operação & manutenção:
i. Planilhas de hora / homem por atividade de manutenção;
ii. Planilhas de hora / homem por atividade de operação;
iii. Horas efetivas disponíveis;
iv. Outras atividades importantes para o dimensionamento;
? Documentação Técnica e Legal, sua guarda e controle;
? Planejando a implantação:
i. A seleção de um parceiro estratégico;
ii. Mobilização e Implantação;
? O monitoramento de resultados:
i. Matriz de responsabilidades;
ii. Formas de gestão e controle;
iii. O Histórico de Manutenção;
3) Gestão de Resultados:
a. Matriz de expectativas do Cliente para o monitoramento de resultados;
b. Relatórios Gerenciais, seus objetivos e funções;
c. Conceito de Manutenção a Vista;
d. Definição dos Níveis Mínimos de Serviço ou SLA;
e. Definição dos Indicadores de Performance ou Desempenho para os diferentes processos:
? Técnicos e de Confiabilidade;
? Financeiros;
? De qualidade;
? De pessoal (mão de obra);
? Energéticos e de consumo;
f. A composição de painéis de indicadores ou Dashboards;
g. A importância do PDCA e do fator tempo (de reação e atuação)
4) Sistemas Informatizados de Gestão:
a. Principais funções de um CMMS;
? Agilidade / mobilidade;
? Registro e controle;
? Integração com concentradores e demais sistemas;
? Organização de informações;
? Dados para o planejamento e gestão de ativos;
b. Planejamento e etapas de implantação;
c. Gestão CONTÍNUA de resultados;
5) Oficinas e dinâmicas em grupo:
a. Dinâmicas e exercícios em classe com os docentes:
Elaboração de Planejamento da Manutenção (em etapas);
Elaboração de modelo de gestão e acompanhamento de resultados.
b. Operação REAL de um sistema CMMS em classe, seguindo as etapas de sua implantação, dentro de um ambiente didaticamente estruturado e demonstrando a sua aplicação perante o que fora demonstrado em aula (apresentado pelo parceiro de sistema e acompanhado pelo docente):
Apresentação da estrutura de serviços e funcionalidades de um CMMS;
Demonstração sobre o conceito e a hierarquia de cadastramento e sua importância futura na função de busca ou “query” no sistema;
Apresentação da gama de informações gráficas sobre resultados oferecidas pelo CMMS e a relativa facilidade em sua customização e na associação de gráficos;
Apresentação aos alunos sobre os seguintes temas:
Os preparativos necessários que deverão anteceder a etapa de implantação;
As etapas de implantação, no que se refere aos passos, profissionais chaves, tempo de implantação e principalmente, quanto as dificuldades naturais em um processo como este;
A boa e adequada composição de uma equipe de implantação de um CMMS;
A operação do sistema sobre um AMBIENTE DIDÁTICO (navegação), sendo recomendável estruturar alguns exercícios de NAVEGAÇÃO e ACESSO A INFORMAÇÕES pelos alunos, ao menos em grupos (neste caso, seria interessante formular exercícios de navegação, nos quais os alunos, ainda que em grupos, pudessem operar a ferramenta);
A importante figura de um PLANEJADOR e de um OPERADOR do CMMS, à ser preparado e disponibilizado pelo usuário do sistema;
Formulação e disponibilização de DASHBOARDS ONLINE;
O uso da ferramenta MOBILE, suas vantagens e custos estimados (para a aquisição do MOBILE e operacionalização).
Espaço para dúvidas.