INTRODUÇÃO
- A gestão de edifícios, ou Gerenciamento de Facilities (Facility Management), é um campo interdisciplinar, que tem como foco a coordenação de espaços, infraestruturas e pessoas. Está associada à gestão da prestação de serviços e instalações em edifícios de escritórios, estádios, escolas, centros comerciais e de serviços, indústrias, hospitais, hotéis, condomínios, dentre outros, como será fartamente demonstrado no Curso de Gerenciamento de Facilities.
- A importância do Gerenciamento de Facilities se sobressai em momentos de crise econômica, como a que ocorre no país. Sob o ponto de vista da empregabilidade, o mercado de Facilities não se reduz em tempos de crise. Ao contrário, a tendência de redução dos custos operacionais se acentua, e deve ser bem planejada para que não prejudique a qualidade dos serviços nem deprecie as instalações. Estes são os grandes desafios dos gestores e operadores das áreas de Facilities. Os empreendimentos continuam a funcionar e, portanto, as exigências de serviços gerenciados com eficiência e eficácia aumentam.
- É fato que atualmente as organizações vivem um cenário de extrema competitividade, exigindo assim a necessidade de promover mudanças, criar e implantar estratégias, metodologias e processos que permitam aprimorar e desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços que dão suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.
- Com isso, abre-se um campo de oportunidades de emprego em Facilities, devido a uma grande carência de profissionais capacitados no Brasil. O curso de Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada é o mais completo oferecido pelo mercado, seja pelo pioneirismo, seja pela qualidade dos seus professores, que além de sólida formação acadêmica têm vasta experiência profissional sendo conhecidos e reconhecidos em suas áreas de especialidade.
- Todos os profissionais que têm ligação direta ou indireta com os vários serviços da área de facilidades. São gerentes, supervisores e coordenadores de atividades voltadas para a infraestrutura das empresas (Facilities, Serviços, Manutenções e Utilidades) e que atuam em sites corporativos, redes financeiras e de varejo, shopping centers, indústrias, condomínios empresariais e residenciais, supermercados, escolas, hospitais.
- Profissionais de outras áreas que desejam desenvolver o conhecimento específico em gerenciamento de facilidades.
- Não há pré-requisitos específicos e não é necessário ter formação superior ou em áreas técnicas, pois as equipes são formadas também por técnicos especializados. Importante é que os alunos tenham aproximação e atuação na área, pois, caso contrário, não compreenderá a interligação entre os temas e a complexidade de se trabalhar nas áreas de Facilities.
O que você vai aprender
- Em um cenário de extrema competitividade, que exige mudanças rápidas, o Gerenciamento de Facilities trata da criação e implantação de estratégias, metodologias e processos que permitem desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços, dando suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.
- No Curso de Gerenciamento de Facilities, portanto, ensinaremos como avaliar e implantar soluções inovadoras, lançando mão de equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos, sempre em linha com as legislações vigentes, abordando a atualização técnica e tecnológica dos ambientes.
- Atualmente, a formação e preparação do profissional é um diferencial a ser considerado nas escolhas das empresas. Além deste aspecto, um profissional capacitado, engajado e motivado terá uma performance superior aos demais, principalmente em momentos de crise.
Como irá se beneficiar
- Conseguir bons resultados das equipes internas ou dos prestadores de serviços terceirizados e ainda saber lidar com as expectativas dos usuários. Isso permite realizar os serviços necessários rapidamente, sem interferências negativas.
- Desenvolver conhecimento técnico necessário para poder dialogar com prestadores de serviços e ter competência para encontrar soluções rápidas e menos onerosas para a empresa.
- Saber selecionar e contratar empresas terceiras conforme as necessidades, levando em consideração a relação custo/benefício, além de entender o que pode ser feito para proteger o patrimônio.
- Dispor de informações que permitam adotar os melhores métodos para eliminação de pragas urbanas ou contratar empresas especializadas. Como consequência, evitar problemas em relação a fiscalização, multas e até fechamento de unidades por falta de higiene.
- Desenvolver competências de planejamento, implantação, gerenciamento e desenvolvimento de todas as atividades e recursos usados como suporte ao “core business” das organizações empresariais.
- Identificar ganhos de produtividade, melhoria da qualidade, organização e atendimento eficaz dos usuários.
- Como gerenciar e liderar as equipes de forma a obter o maior rendimento e, ao mesmo tempo, fazer com que o time trabalhe unido, engajado e com resultados de alta performance.
- Como implantar, operar e gerenciar estacionamentos corporativos para obter o maior ganho operacional garantindo a segurança dos usuários.
Facilities/Properties Management, desafios e oportunidades.
Segurança e Saúde do trabalho no gerenciamento de Facilities.
PGR – Programa de Gerenciamento de Risco Nova NR-01;
Responsabilidade Civil e Criminal da liderança;
Percepção de Risco no gerenciamento de facilities;
Ferramentas de Gestão no dia a dia das operações (Frank Bird, Heinrich e Maslow);
Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho das empresas prestadoras de serviços.
Liderança para resultados
Atuação do Gestor;
Nível de Maturidade das Equipes;
Liderança Situacional;
Liderança em Home Office;
Liderança e Resiliência.
EVTL (Estudo de viabilidade técnica legal) e gestão documental
Elaboração do estudo de viabilidade, principais pontos levantados sobre os imóveis;
Identificação de GAP’s documentais nas unidades de negócio;
Gestão de documentos emitidos;
Renovação de licenças;
Contratação de fornecedores para licenciamentos;
Os seguros dos prestadores de serviços nos empreendimentos.
Equipes de alta performance
Conceito e técnicas para formação de Equipes de Alta Performance;
Liderança de Alta Performance e seus maiores desafios;
Gestão do Desempenho – O foco no desempenho pessoal e de equipe como rotina do gestor;
Feedback como ferramenta de desenvolvimento profissional;
Relações Interpessoais no Trabalho;
Conflitos Produtivos.
Gestão de estacionamentos
Cuidados na contratação do operador;
Medição dos serviços;
Equipamentos e instalações;
Cuidados operacionais.
Finanças aplicadas ao gerenciamento de facilidades
Atividades típicas que exigem conhecimentos básicos de finanças;
Maximização do retorno para os proprietários/alta direção;
Despesas diretas e indiretas;
Como apresentar um projeto sob o ponto de vista financeiro.
Eficiência energética
Planejamento do suprimento de energia;
Gestão de contratos de energia no mercado livre;
Eficiência Energética.
Gerenciamento de layout
Novos conceitos e impactos nas instalações;
Necessidades de novos layouts;
Fases de uma nova implantação;
Recursos operacionais para a organização e gerenciamento de uma variação de lay out;
Razões para o sucesso e riscos – o papel do facility manager.
Instalações Prediais e Ambientes Críticos
A importância das instalações prediais em edificações de alto desempenho;
Definições e conceitos essenciais sobre manutenção e operação das instalações das edificações;
Principais Sistemas Prediais;
Ambientes de Missão Crítica.
Gestão da manutenção predial
Conceituação;
Normatização pertinente;
Conceitos de vida útil;
Conceitos Básicos de Planejamento;
Manutenção – Tipologia e Conceituação;
Elaboração de Planos de Manutenção;
Métricas para a Manutenção Predial;
Gestão Informatizada;
Apresentação de Resultados;
IoT (Internet of Things) aplicado à gestão predial.
Indicadores de desempenho (KPI e SLA)
Como determinar ferramentas para monitorar o padrão dos serviços;
Utilização eficiente e eficaz dos indicadores na área de facilidades;
A avaliação dos resultados, penalizações e bonificações.
Certificação Well e LEED Zero
O que são o LEED Zero e a certificação WELL, e o que eles significam para a indústria da construção civil;
Estudos de caso – Primeiros edifícios LEED Zero no mundo e no Brasil;
Estudos de caso – Primeiros edifícios WELL no Brasil;
Como vencer a barreira do custo e tornar economicamente viável esses conceitos;
Quais são os benefícios e como comunicar a proposta de valor para os clientes;
Como transformar essas duas novidades em vantagem competitiva.
Terceirizações e contratações de serviços
Vantagens da terceirização;
Modalidades de contratação na área de gerenciamento de facilidades;
Cuidados na hora de contratar.
Gestão de riscos corporativos em Facility
Contexto da Gestão de Riscos Corporativos – Brasil e Mundo e o Facility;
A Importância de gerenciar riscos de Facility – Antecipação;
Processo de Governança das Três Linhas de Defesa;
Framework de Gestão de Riscos em Facility;
Aplicação de Casos Brasileiros e Internacionais.
IoT – Internet das coisas
Introdução a Internet das Coisas
O Papel das Tecnologias IoT na aceleração da Transformação DIgital
Inteligência Artificial e Big Data
Componentes de Hardware e Software
Introdução a Redes e Protocolos de Comunicação
Na prática: Algumas aplicações e resultados
Pragas urbanas
Controles;
Tecnologias e produtos;
Impactos nas edificações e instalações.
Limpeza institucional
Objetivo da limpeza;
Como medir a eficiência da limpeza;
Limpeza de carpetes – atenções especiais e estratégias ao longo do tempo;
Sustentabilidade X processos certificados de limpeza;
Melhores práticas.
Gerenciamento de seguros
Identificação e análise de riscos;
Quais os principais seguros a serem formalizados para os diversos empreendimentos;
Quais as melhores e mais eficientes coberturas;
Cuidados e atenções na estípula das apólices;
Os seguros dos prestadores de serviços nos empreendimentos.
Normalização – A Série ISO 41.000, Facility Management
Visão geral das normas atuais e o futuro da série 41k (ISO 41001, 41011, 41012, 41013…41014);
Vocabulário, escopo e conceitos chaves do FM;
Processo de fornecimento e acordos em FM;
Medição de desempenho da prestação de serviços;
Sistemas de gestão de FM (organização, operação, melhoria e auditoria);
A estratégia de FM (entendendo e desenvolvendo);
Gerenciando o desempenho e melhorando o resultado.
Importante:
O plano de aula está sujeito a variação em razão da agenda dos professores.
Na impossibilidade de comparecimento do professor nos reservamos o direito de substitui-lo por outro profissional com a mesma capacidade técnica e didática