Acidentes em áreas de lazer infantil ou playgrounds como conhecidos são poucos noticiados, ganhando evidência somente em situações de fatalidade. As causas desses acidentes são variadas, indo de desde problemas de conservação, mau uso dos equipamentos, até a qualidade dos equipamentos.
Profissionais da área da educação (professores, estudantes, diretores, coordenadores, orientadores educacionais) e de áreas correlacionadas; Profissionais de arquitetura e engenharia
O objetivo do curso é capacitar os alunos através de atividades práticas e teóricas a identificarem riscos à segurança da criança, identificarem falhas de segurança dos equipamentos de lazer, classificarem os riscos, identificarem soluções, elaborarem um plano de manutenção e de contingencias e fomentar a pesquisa e discussão de práticas educacionais e de lazer.
1. Breve histórico dos direitos da criança no Brasil e no mundo.
• Declaração dos direitos da criança – ONU 1959 até Politica Nacional de redução de mortalidade por acidentes do Ministério da Saúde em 2012 e norma ABNT NBR 16071.
• Vídeos e estudo de caso
2. Fundamentos da engenharia de segurança
• Conceitos fundamentais de perigo e tipos de risco, ferramentas de avaliação. Classificação de indicadores de risco.
• Estudos de caso.
3. Normativa vigente: normas de acessibilidade ABNT NBR 9050:2020 e playground ABNT NBR 16071:2021
• Diálogo entre tecnologia e áreas de lazer
• Normas internacionais como EN1176:2022 versus normas nacionais
• Estudo das grandes áreas de aplicação: implantação, acessibilidade, sinalização,
acessos e equipamentos de playground
• Principais fabricantes nacionais e equipamentos disponíveis
• Identificação e distinção de falhas de fabricação ou manutenção
• Identificação de riscos à criança
• Prevenção de acidentes – plano de manutenção
• Como gerenciar emergências – a necessidade do plano de contingência
• Básico de primeiros socorros
• Estudos de caso