> Diferenciais do curso
Será apresentado e discutido toda exigência imposta pela norma, o que não pode faltar e o que não se deve fazer.
O “Pulo do Gato” da aplicação desta norma está em como melhor implantá-la e na importante comunicação entre morador, síndico, profissional habilitado, intervenientes e vizinhos, definida como parte essencial para o desenvolvimento prático do trabalho e com objetividade.
O aluno terá didaticamente a informação necessária para que todos os envolvidos na reforma possam tomar ações eficazes, conforme as decisões tomadas pelo profissional habilitado e suas orientações, relacionados aos trabalhos realizados nas áreas privativas e/ou comuns das edificações.
Exemplos práticos das principais Manifestações Patológicas relacionadas à vícios de projeto, execução e/ou materiais, suas tipologias, causas, mecanismos de formação e formas de recuperação.
Serão apresentadas as quatro possibilidades de contratação do profissional habilitado para o atendimento da NBR 16280:2015.
> Valores em destaque do curso
Terá como benefício o entendimento das importantes etapas e recomendações da norma, como por exemplo, os prescritos planos de reforma e das fases da obra, antes, durante e posterior ao término da reforma.
Como serviço técnico, relevante e com demanda no mercado das edificações, sobre o ponto de vista de uma norma essencialmente com foco em garantir a segurança do usuário, morador, dos vizinhos diretos e de toda a edificação.
Uma sugestiva área específica, podendo o profissional habilitado atuar exclusivamente em reformas nas edificações com entendimento das manifestações patológicas.
Irá aprender a desenvolver o método analítico através de exercícios práticos, sob o entendimento dos conceitos da profilaxia, diagnóstico e terapia técnica.
- Engenheiros,
- Arquitetos,
- Profissionais em geral que trabalhem com reformas,execução de obra, decoração de interiores e projetos,
- Designers,
- Estudantes,
- Gestores de edificações,
- Síndicos ou responsáveis pela gestão de condomínios.
Abordará a exata exigência da norma de reformas em edificações, destacando metodologias para melhores resultados, uma comunicação eficaz entre todos os envolvidos e conformidades de reforma.
Conforme o conteúdo programático do curso, o Estudo das Doenças nas Edificações (Patologias) abordará os principais problemas nas edificações, relacionadas às necessidades de reformas, suas correções e, como evitá-las no ponto de vista da profilaxia, na apuração da causa pelo diagnóstico, na previsão dos sintomas pelo uso do prognóstico e na solução dos problemas definidas na terapia técnica.
Entender as manifestações patológicas associada ao atendimento da NBR 16280 é a essência do curso, o objetivo é unir o raciocínio pericial com a exigência da norma da ABNT.
Em 18 de abril de 2014, entrou em vigor a norma NBR 16.280, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que apresenta regras e diretrizes acerca da execução de reformas em edificações, nas áreas comuns e privativas, se aplica, exclusivamente às reformas de edificações.
Conforme a norma, o tema “reforma de edificações” assume relevância na sociedade em função do crescimento das cidades e urbanização de novas regiões. Passa a ser uma atividade e disciplina na sua forma de gestão, o envelhecimento das obras construídas impõe determinados processos, por segurança, perda de função ou qualidade, que devem ser conduzidas com base em procedimentos bem definidos.
Reformas exigem ações proativas e metodologias que possibilitem resultados técnicos assertivos. Conhecer como se comporta um sistema ou subsistema é de extrema importância para o profissional habilitado, prever e identificar manifestações patológicas é de fato um grande diferencial de mercado.
A norma tem como objetivo estabelecer e assegurar que os requisitos dos usuários, para os sistemas de gestão de controle dos processos, das condições de uso, habitabilidade, projetos, execução e segurança, sejam efetivamente garantidos.
Os serviços de reforma devem atender a um plano formal de diretrizes e de procedimentos a serem seguidos desde o projeto até a conclusão da reforma.
Vale ressaltar que em função de diversos sinistros ocorridos nos últimos tempos em nível nacional, a elaboração da ABNT NBR 16280:2015 tornou-se imprescindível, sendo oportuna sua apresentaçãono curso, conforme publicação no formato revisado e em vigor.
Exige-se o cumprimento desta norma e que os danos eventualmente causados pela não observância, o síndico e/ou morador poderão ser responsabilizados civil e até mesmo criminalmente.
Para o atendimento as exigências da norma, a sociedade necessita de profissionais preparados tecnicamente, para corresponder a essa demanda e que impacta diretamente no importante setor da construção civil.
A abordagem técnica para as reformas exige conhecimentos específicos em relação as anomalias e às falhas de manutenção. Prevenir, saber definir origem e causa, orientação de cura e como tratar é o foco do curso.
Módulo 1 – Reformas (NBR 16.280:2015)
Módulo 2 - Patologias nas Edificações