Justificativa
Os profissionais envolvidos na elaboração dos documentos para obtenção do LTA devem ser capazes de entender quais as informações necessárias para possibilitar a avalição físico-funcional; aprender como estruturar e representar graficamente tais informações; compreender as principais legislações envolvidas, e ainda, como coletar e aplicar legislação específica atualizada.
Metodologia
O curso será ministrado ao vivo, com aulas expositivas, análises de estudo de caso e exercícios práticos. Os participantes terão a oportunidade de discutir e aplicar os conceitos em atividades interativas, com foco na interpretação e aplicação da RDC 50/2002 em situações reais.
O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.
O curso é dirigido especialmente a arquitetos e engenheiros civis, designers e demais interessados na implementação de projetos de estabelecimentos assistencial de saúde, normatizados pela RDC 50/2002.
Também é extensivo a estudantes de graduação em arquitetura e engenharia civil, que necessitam compreender o assunto, colaborando para a elaboração do trabalho de conclusão de Curso (TCC) ou Monografia.
Capacitar profissionais da área de arquitetura, engenharia e saúde para a aplicação prática dos conceitos e diretrizes da RDC 50/2002. O curso fornecerá uma compreensão abrangente sobre os requisitos para o planejamento físico-funcional e a organização dos espaços nos projetos de estabelecimento assistencial de saúde, considerando aspectos de segurança sanitária e regulamentação.
Conteúdo Programático
1. Fundamentos da RDC 50/2002 e seus Impactos no Planejamento Assistencial
Introdução ao histórico, objetivos e diretrizes da RDC 50/2002. Análise da classificação dos ambientes de saúde e como essas diretrizes impactam o planejamento físico das unidades assistenciais.
2. Planejamento Arquitetônico e Dimensionamento das Unidades Assistenciais
Princípios do planejamento físico-funcional para unidades de saúde, com foco no dimensionamento adequado de ambientes, separação de fluxos e áreas críticas, além de aspectos de acessibilidade e ergonomia.
3. Setores Críticos para a Segurança Sanitária e Infraestrutura
Discussão sobre os setores críticos dentro de unidades assistenciais, a infraestrutura necessária para garantir a segurança sanitária, e os critérios técnicos para dimensionamento e funcionalidade das unidades.
4. Aplicação Prática e Análise de Projetos
Análise de projetos de estabelecimento de assistência à saúde, com foco em identificar não conformidades e propor adequações, além de discutir casos reais de desafios enfrentados na implementação da RDC-50/2002.