- Os profissionais envolvidos na elaboração dos documentos para obtenção do LTA devem ser capazes de entender quais as informações necessárias para possibilitar a avalição físico-funcional; aprender como estruturar e representar graficamente tais informações; compreender as principais legislações envolvidas, e ainda, como coletar e aplicar legislação específica atualizada.
Importante:
O curso foca em explicar como o Estado de São Paulo regulamenta a apresentação de projetos para a avaliação físico-funcional das edificações de interesse à saúde.
Contudo, aplicam-se as legislações da ANVISA que é de âmbito nacional.
Assim, considerando que representações gráficas seguem um padrão.
E memoriais descritivos são peças auxiliares a descrever a edificação e como é prevista a operação da atividade.
Acredito que são possíveis todos os profissionais aproveitar o conteúdo.
- O curso é dirigido especialmente a arquitetos e engenheiros civis que pretendem atuar na área de licenciamento e projetos de edificações para atividades de interesse da saúde ou que desejam atualizar seus conhecimentos na mesma;
- Também é extensivo a estudantes de graduação em arquitetura e engenharia civil, que necessitem compreender o assunto, colaborando para a elaboração do trabalho de conclusão de Curso (TCC) ou Monografia;
- O curso “Como elaborar o projeto para aprovação na Vigilância Sanitária” tem o objetivo capacitar profissional à elaboração do projeto e memorias exigidos para obtenção do LTA (Laudo Técnico de Avaliação), que trata de avaliação físico-funcional de projetos de edificações de atividades de interesse da saúde.
- Pretende ensinar aos participantes quais são as informações que devem compor o projeto para cadastro, memorial descritivo de projeto e memorial de atividades, documentos técnicos necessários para solicitar o LTA, conforme disciplina a Portaria CVS 10, de 05-08-2017.
- Neste sentido, o curso oferece subsídios a compreensão dos componentes de projetos na Vigilância Sanitária, quais sejam os aspectos relacionados ao fluxo operacional das atividades desenvolvidas no estabelecimento, à identificação e dimensionamento dos compartimentos, à disposição geral do mobiliário e dos equipamentos, aos acessos e às condições de saneamento do entorno.
.-
Parte I – CONCEITUAL (14 h)
1. Introdução: Apresentando a Portaria CVS 10, de 05-08-2017;
2. Elementos gráficos que compõem o projeto de cadastro;
3. Como elaborar Memorial Descritivo de Projeto com informações de interesse à análise sanitária;
4. O que é um Memorial de Atividades, o que deve informar e quem deve elaborá-lo.
Parte II – PRÁTICA (6h):
1. Roteiro para montar o projeto de cadastro e memoriais para obtenção do LTA;
2. Caminhos para conhecer e consultar as legislações sanitárias segundo a atividade da empresa;
3. Atividade prática – elaboração dos documentos (projeto e memoriais) segundo roteiro.
.-