- O custo destinado à assistência técnica na área de construção civil muitas vezes é deixado de lado, não previsto nas fases de planejamento, o que acarreta em desgastes com o cliente e prejuízos financeiros e à imagem pública; O atendimento aos clientes na fase pós-obra reflete na percepção de qualidade, atenção e ética da empresa;
Engenheiros civis, arquitetos, tecnólogos em construção, técnicos de edificações e profissionais atuantes na área de assistência técnica, qualidade, pós-obra, perícias de engenharia.
Neste curso, abordaremos aspectos técnicos, jurídicos e administrativos relacionados à área de assistência técnica, elucidando quanto à necessidade de implantação de coleta de dados padronizada, de monitoramento de indicadores e de registro formal de todas as atividades, bem como orientando sobre como avaliar se a anomalia é improcedente, sobre como diagnosticar uma anomalia e sobre outras atividades essenciais para resguardo técnico-jurídico da construtora.
O que Você Vai Aprender
• O funcionamento de um departamento de assistência técnica de maneira sistêmica;
• Como documentar, registrar e arquivar os chamados de assistência;
• Como criar indicadores de desempenho do departamento;
• Como diagnosticar e reparar anomalias construtivas;
• Como classificar as anomalias quanto à responsabilidade em relação aos prazos de garantia e de vida útil;
• Como retroalimentar o departamento de projetos e execução de obras, para evitar ocorrências futuras.
Como Você Irá se Beneficiar
• Os participantes sairão com conhecimentos de patologias construtivas, de perícias de engenharia e de engenharia legal com foco no processo de assistência técnica de edificações;
• Os participantes sairão aptos a implantar ou melhorar um departamento de assistência técnica em construtoras.
Engenharia Legal
• Código de Defesa do Consumidor e Código Civil;
• Normas técnicas ABNT;
• Garantia da construção;
• Vida útil dos sistemas construtivos;
• Procedência das reclamações de anomalias construtivas;
• Notificações extrajudiciais e judiciais.
Diagnóstico de Patologias
• Fundações;
• Estruturas de Concreto Armado e Alvenaria;
• Alvenarias de vedação;
• Revestimentos;
• Umidade;
• Técnicas de diagnóstico;
• Equipamentos para diagnóstico;
• Elaboração de relatórios e laudos.
Sistema de Gestão
• Introdução a sistemas de gestão;
• Fluxo de atividades de assistência técnica;
• Procedimento para abertura de chamados de assistência;
• Ferramentas e softwares de gestão;
• Registro de chamados de assistência;
• Indicadores de desempenho.
Motivos para Participar
– Saberá, de forma objetiva e prática, o que e como fazer para gerir um departamento de assistência técnica;
– Saberá avaliar a procedência de reclamações de anomalias construtivas de acordo com o prazo de garantia e a vida útil;
– Saberá realizar diagnóstico da causa das anomalias construtivas;
– Saberá como proceder para evitar anomalias construtivas.
Método de Ensino
– Aulas expositivas audiovisuais;
– Exercícios de análise e discussão de casos reais;
– Atividade prática com uso de equipamentos de inspeção;
– Fornecimento de material complementar: slides do curso, modelos de manuais de edificações, NBR, artigos técnicos dos temas;