Justificativa
- Pensar a obra arquitetônica pressupõe levar em consideração aspectos humanos, filosóficos, ecológicos, tecnológicos, econômicos, históricos e geográficos.
- Nesse sentido, o curso dá a devida ênfase à conceituação como o diferencial fundamental da boa arquitetura e como faísca indutora do processo criativo.
- O aluno é levado a pensar a obra arquitetônica como resultado de um conceito físico (síntese) ou expressão formal, mas que atenda às necessidades particulares e imediatas de um indivíduo e/ou grupo, bem como, os aspectos técnico-funcionais (quantitativos) como os estético-formais (qualitativos).
- Ao contrário do que se imagina, o talento não se desenvolve de maneira autônoma. Ele precisa ser alimentado, mesmo no caso das mentes mais criativas. Como está dito na citação, a criatividade precisa ser praticada para que ela se desenvolva. Teoria e prática se retroalimentam.
- O projeto de Arquitetura é, grosso modo, o cumprimento de protocolos. Este curso ensina quais são esses protocolos; como cumpri-los e a encadeá-los de maneira a alcançar ideias criativas e originais.
Metodologia
- O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.
- Profissionais das áreas da engenharia e arquitetura.
- Estudantes e demais interessados.
- Este curso tem como objetivo fundamental, ensinar o Processo Criativo para projetar obras arquitetônicas, ou seja, oferecer a oportunidade para que o aluno crie um método de trabalho para o desenvolvimento de ideias seja qual for o nível de complexidade do projeto arquitetônico.
Conteúdo Programático
> Aula 1
– O primeiro protocolo: o Brain Storm, ou seja, a criação de conceitos baseados no tema abordado no projeto arquitetônico. Exemplo a ser usado: a casa, que é o tema do exercício principal a ser oferecido.
– Definição de Arquiteto criativo.
– A importância das culturas geral e arquitetônica na fomentação da criatividade.
– A pertinência e aplicação da pesquisa como protocolo a ser cumprido paralelamente ao primeiro.
– Considerando os Protocolos que devem ser cumpridos em paralelo ao primeiro: o entendimento do local onde a obra arquitetônica se insere: clima, visuais, contexto urbano.
– Apresentação de Estudos de Caso, como exemplificação de conceitos aplicados por Arquitetos no Brasil e no mundo.
– Primeiro Exercício: Entre cinco e dez minutos, os alunos deverão realizar o Brain Storm para formular conceitos sobre o tema principal do curso: a casa.
– Avaliação (Orientação a partir do que foi produzido) dos resultados pelo instrutor caso a caso ou que cada aluno produziu.
– Considerações finais e orientações para atividades a serem feitas até a aula seguinte
– Encerramento da aula, dirimindo dúvidas.
> Aula 2
– Revisão do Brain Storm caso a caso, aluno a aluno, de acordo com as orientações oferecidas na aula anterior.
– A definição do Programa de Necessidades e sua relação com o Organograma e com a definição da área quadrada da construção.
– A definição de Fluxograma e sua influência tanto na aplicação do conceito como na definição do partido arquitetônico.
– O lançamento do Partido Arquitetônico pelo método das manchas.
– Definição de Eixo Ordenador e sua relação com o Fluxograma.
– Estudos de casos
– Instrução para o exercício principal: dado um terreno, os alunos, partindo dos conceitos formulados, do Programa de Necessidades, do Fluxograma determinado, deverão apresentar o partido arquitetônico em manchas e em estudo volumétrico (Fases anterior ao Estudo Preliminar).
– Encerramento da aula, dirimindo dúvidas.
> Aula 3
– Dia dedicado ao desenvolvimento da ideia de acordo com as instruções oferecidas na última aula. Sendo assim, neste dia não há o encontro virtual do professor com os alunos. Contudo, os alunos poderão se comunicar com o instrutor via e-mail.
> Aula 4
– A definição de Organograma e sua influência na definição do partido arquitetônico em obras de complexidade média e grande em temas que lidam sobretudo com demandas de organizações coorporativas.
– Definição da técnica de Cheios e Vazios aplicada à análise da planta-baixa.
– Avaliação das propostas caso a caso, aluno a aluno.
– Apresentação das propostas do Professor para o exercício principal.
– Encerramento da aula, dirimindo dúvidas.
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