- P C M - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO EM EDIFÍCIOS - - ( ON LINE / AO VIVO - AEA G )


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Curso
- P C M - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO EM EDIFÍCIOS - - ( ON LINE / AO VIVO - AEA G )
Data
De 12/09/2022 a 05/10/2022
Local
PLATAFORMA ON-LINE / AO VIVO
Carga horária
32:00 H
Investimento
R$ 2.990,00
  • Prezado (a) Profissional:

     

    Gerson Martins Treinamentos Profissionais - GERSON CURSOS – devidamente registrado no CREA/PR sob nº 70.134 – confirma o

    agendamento/realização deste curso sobre “P C M – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO EM EDIFÍCIOS” – na sua versão “ON LINE / AO VIVO” –

    sob a parceria, a gestão, a supervisão e a responsabilidade da empresa “A E A – FORMAÇÃO CONTINUADA”.

     

    - Forma de inscrição e pagamento: Clique em -  FAZER INSCRIÇÃO - no inicio da página, preencha a ficha com os seus dados pessoais e profissionais e aguarde um contato por e-mail do Sr Cristiano – que é o gestor da “A E A – FORMAÇÃO CONTINUADA”, ela fará o registro da sua participação e também os ajustes para o seu pagamento à vista ou parcelado e as demais providencias necessárias para sua participação no curso.

     

    - Datas do curso:

       – Dias: 12, 14, 19, 21, 26 e 28 Setembro e 03 e 05 de Outubro de 2022

     

    - Horários do curso:

       - Segundas e Quartas Feira - Das 18h30min as 22h30min

    - IMPORTANTE: Os horários acima são relativos ao fuso horário em Brasília - DF (GMT-3), alunos que, porventura, participem do curso em locais cujo fuso seja diferente deste deverão se adaptar aos horários de início das aulas ao fuso no qual se encontra.

     

    - Carga Horária: 32h00min

     

    - Valor do investimento:

       - Inscrição Regular: R$: 2.990,00

       – Inscrição Órgãos Públicos: R$: 2.990,00

     

    - Condição especial de pagamento:

      - Valor à vista em até 4x sem juros ou em até 8x iguais com acréscimo.

     

    - O que está incluso

      - Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).

      - Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

     

    - Gravação e compartilhamento do conteúdo:

       - Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

     

    - Observações

      - Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

      - Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

      - O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos ou transferidos para outra turma.

     

    - Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

  • Objetivo

    Como irá se beneficiar

    - Estruturar de forma técnica e customizada o seu departamento de manutenção e recursos necessários à atender as demandas de seu Cliente interno ou externo.

    - Construir modelos de monitoramento e gestão que lhe permita avaliar de forma contínua e eficaz os resultados obtidos, orientando-lhe quanto a eventual necessidade de ajustes e revisões no processo.

    - Ter o contato com uma ferramenta informatizada de gestão de larga aplicação / utilização no mercado, compreendendo o seu modo de utilização e respectivos pontos positivos para o desenvolvimento de suas atividades de gestão.

    - Assegurar uma operação eficaz e sob o controle do gestor e supervisores.

  • Programação

    Programa:

    1) Introdução

    a. Conceitos básicos de manutenção necessários ao planejamento de suas atividades e dimensionamento das equipes:

    ? Operação Predial (conceito, tipos de atuação);

    ? Manutenção Predial (conceito, tipos de manutenção);

    ? Planos de Operação;

    ? Planos de Manutenção;

    ? Canais de entrada para solicitações em manutenção;

    ? O controle de tempos na manutenção;

    ? Tipos de contratação (orgânica, terceirizada ou mista), vantagens e desvantagens em função de sua necessidade;

    ? SSMA;

    ? Almoxarifado de Manutenção;

     

    b. Escopo de Prestação de Serviços em Manutenção:

    ? Expectativas e necessidades dos usuários e proprietário;

    ? Demandas técnicas de projeto;

    ? O mapeamento de processos (atual x desejado);

    ? Volumetria histórica;

    ? Níveis mínimos de qualidade;

     

    2) Planejamento Estratégico:

    a. Conceituação de Planejamento Estratégico;

    b. Conceituação de Confiabilidade e Risco na Manutenção:

    ? Conceitos aplicáveis na manutenção predial (MCC, RBM);

    ? Matriz de Criticidade ou Decisão;

    c. A customização de planos de trabalho e sua importância para o sucesso de uma operação;

    d. O Planejador da manutenção, sua formação, perfil, experiências e habilidades;

    e. As etapas de um planejamento envolvendo:

    ? A compreensão / “tradução” sobre as necessidades e expectativas do Cliente;

    ? A equipe de Gestão da O&M e sua estrutura de cargos e funções;

    ? A definição do escopo e o estabelecimento de metas (níveis ou acordos de serviço, indicadores para o processo, etc);

    ? A elaboração de:

     

    i. Planos de Manutenção:

    • Elegibilidade e Inventário (sistemas e famílias de equipamentos na manutenção);

    • O “tagueamento” e a classificação dos itens de manutenção;

    • A customização e apresentação de rotinas de manutenção;

    • O cronograma de trabalho;

    • Formulários e documentos de campo;

     

    ii. Planos de Operação:

    • Objetivos e conteúdo mínimo;

    • Tipos de planos de Operação;

    • Formas de apresentação;

    • Políticas de treinamento (externo e “on the job”);

     

    iii. Planos ou programas de vistorias e inspeções:

    • Determinação do necessário;

    • Estabelecendo o escopo e profissionais envolvidos;

    • A compatibilização desta atividade com o plano de operação e manutenção;

    ? O dimensionamento de equipes de operação & manutenção:

    i. Planilhas de hora / homem por atividade de manutenção;

    ii. Planilhas de hora / homem por atividade de operação;

    iii. Horas efetivas disponíveis;

    iv. Outras atividades importantes para o dimensionamento;

    ? Documentação Técnica e Legal, sua guarda e controle;

    ? Planejando a implantação:

    i. A seleção de um parceiro estratégico;

    ii. Mobilização e Implantação;

    ? O monitoramento de resultados:

    i. Matriz de responsabilidades;

    ii. Formas de gestão e controle;

    iii. O Histórico de Manutenção;

     

    3) Gestão de Resultados:

    a. Matriz de expectativas do Cliente para o monitoramento de resultados;

    b. Relatórios Gerenciais, seus objetivos e funções;

    c. Conceito de Manutenção a Vista;

    d. Definição dos Níveis Mínimos de Serviço ou SLA;

    e. Definição dos Indicadores de Performance ou Desempenho para os diferentes processos:

    ? Técnicos e de Confiabilidade;

    ? Financeiros;

    ? De qualidade;

    ? De pessoal (mão de obra);

    ? Energéticos e de consumo;

    f. A composição de painéis de indicadores ou Dashboards;

    g. A importância do PDCA e do fator tempo (de reação e atuação)

     

    4) Sistemas Informatizados de Gestão:

    a. Principais funções de um CMMS;

    ? Agilidade / mobilidade;

    ? Registro e controle;

    ? Integração com concentradores e demais sistemas;

    ? Organização de informações;

    ? Dados para o planejamento e gestão de ativos;

    b. Planejamento e etapas de implantação;

    c. Gestão CONTÍNUA de resultados;

     

    5) Oficinas e dinâmicas em grupo:

    a. Dinâmicas e exercícios em classe com os docentes:

    Elaboração de Planejamento da Manutenção (em etapas);

    Elaboração de modelo de gestão e acompanhamento de resultados.

    b. Operação REAL de um sistema CMMS em classe, seguindo as etapas de sua implantação, dentro de um ambiente didaticamente estruturado e demonstrando a sua aplicação perante o que fora demonstrado em aula (apresentado pelo parceiro de sistema e acompanhado pelo docente):

     

    Apresentação da estrutura de serviços e funcionalidades de um CMMS;

    Demonstração sobre o conceito e a hierarquia de cadastramento e sua importância futura na função de busca ou “query” no sistema;

    Apresentação da gama de informações gráficas sobre resultados oferecidas pelo CMMS e a relativa facilidade em sua customização e na associação de gráficos;

    Apresentação aos alunos sobre os seguintes temas:

    Os preparativos necessários que deverão anteceder a etapa de implantação;

    As etapas de implantação, no que se refere aos passos, profissionais chaves, tempo de implantação e principalmente, quanto as dificuldades naturais em um processo como este;

    A boa e adequada composição de uma equipe de implantação de um CMMS;

    A operação do sistema sobre um AMBIENTE DIDÁTICO (navegação), sendo recomendável estruturar alguns exercícios de NAVEGAÇÃO e ACESSO A INFORMAÇÕES pelos alunos, ao menos em grupos (neste caso, seria interessante formular exercícios de navegação, nos quais os alunos, ainda que em grupos, pudessem operar a ferramenta);

    A importante figura de um PLANEJADOR e de um OPERADOR do CMMS, à ser preparado e disponibilizado pelo usuário do sistema;

    Formulação e disponibilização de DASHBOARDS ONLINE;

    O uso da ferramenta MOBILE, suas vantagens e custos estimados (para a aquisição do MOBILE e operacionalização).

    Espaço para dúvidas.

  • Público Alvo

    Público-alvo

    - Engenheiros, gerentes, dirigentes, supervisores de manutenção e de infraestrutura, assim como empreendedores do ramo de manutenção predial.

    - Observação: Considerando o seu viés prático de planejamento e estruturação, o curso exigirá que os alunos já atuem no segmento e detenham algum conhecimento das atividades de planejamento e controle da manutenção.

  • Carga Horária

    32:00 H