- NORMA DE DESEMPENHO HABITACIONAL - NBR nº 15.575 - ( ON LINE / AO VIVO - Y )


Se especialize! Não perca tempo! INSCREVA-SE agora para este curso que já está agendado e confirmado.




Marcelo Luis Mitidieri


Isabela Libório Martins da Silva

Curso
- NORMA DE DESEMPENHO HABITACIONAL - NBR nº 15.575 - ( ON LINE / AO VIVO - Y )
Data
De 18/10/2021 a 21/10/2021
Local
PLATAFORMA ON-LINE / AO VIVO
Carga horária
12:00 H
Investimento
R$ 650,00
  • Prezado(a) Profissional:

     

    Gerson Martins Treinamentos Profissionais - GERSON CURSOS – registro no CREA/PR sob nº 70.134 – confirma o agendamento deste

    curso sobre “NORMA DE DESEMPENHO HABITACIONAL – NBR nº 15.575” – na versão “ON LINE / AO VIVO” – sob a parceria, gestão e supervisão da YCON EAD.

     

    - Metodologia:

      - O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.

     

    - Forma de Inscrição e de Pagamento: Clique em FAZER INSCRIÇÃO no inicio da página, preencha a ficha com os seus dados pessoais e profissionais e aguarde um contato do Sr. Eduardo Rebello – gestor da YCON – empresa parceira, que fará o registro da sua participação/inscrição e também os ajustes para o seu pagamento à vista ou parcelado e as demais providencias necessárias.

     

    - Datas do curso:

       – Dia 18, 19, 20 e 21 de Outubro de 2021.

       – Segunda a Quinta Feira - Das 19h00min as 22h00min.

    - Nota/Importante: Os horários acima são relativos ao Fuso horário em Brasília - DF (GMT-3), alunos que, porventura, participem do curso em locais cujo fuso seja diferente deste deverão se adaptar aos horários de início das aulas ao fuso no qual se encontra.

     

    - Carga Horária: 12h00min

     

    - Valor do investimento: - R$: 650,00 a vista ou parcelado.

     

    - Condição especial de pagamento:

      - Valor à vista em até 6x sem juros ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

     

    - Formas de Pagamento: - Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.

     

    - Descontos Especiais:

      - 10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.

      - 20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.

      - Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se tanto ao preço a vista como às parcelas.

      - Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

     

    - Incluso no valor da inscrição:

      - Material didático completo em formato digital;

      - Emissão de certificado em formato digital.

    .-

  • Objetivo

    - Apresentação de conceitos e princípios de desempenho aplicados a elaboração de projetos e execução de edificações habitacionais previstos na ABNT NBR 15575:2013 (durabilidade e manutenibilidade, desempenho estrutural, segurança ao fogo, desempenho térmico, desempenho acústico e estanqueidade).

  • Programação

    Princípios e abrangência da ABNT NBR 15575:2013

    Avaliação do desempenho do produto ou do sistema construtivo visando sua adequação ao uso destinado e seu atendimento aos níveis de desempenho (Mínimo, Intermediário ou Superior) para as soluções técnicas adotadas.

    Responsabilidades das partes envolvidas

    Definição dos intervenientes e suas respectivas incumbências e responsabilidades relacionadas ao atendimento e a manutenção dos níveis de desempenho pretendidos para as edificações habitacionais.

    Desempenho estrutural

    Atendimento aos requisitos gerais estabelecidos na parte 2 da ABNT NBR 15575:2013 durante a vida útil de projeto (VUP) da edificação, sob as diversas condições de exposição (ação do peso próprio, sobrecargas de utilização, atuações do vento, uso e outros).

    Segurança contra incêndio

    Atendimento às medidas de segurança contra incêndio considerando o desempenho estrutural (resistência ao fogo) durante a ação do fogo e o desempenho de elementos e materias frente a ação do fogo (reação ao fogo) utilizados. Tais medidas devem estar presentes nas especificações dos projetos executivos e nos respectivos memoriais descritivos, providenciando a estabilidade da edificação e a segurança à vida humana.

    Segurança no uso e operação

    Deve ser considerada em projeto, especialmente no que diz respeito a presença de agentes agressivos (emprego de materiais ou de sistemas que contenham pontas e bordas cortantes, instalações que possam provocar queimaduras, entre outros).

    Funcionalidade e acessibilidade

    A habitação deve prover planta, volumetria, interligações e espaços adequados para as suas mais variadas funções isto é, descanso, estudo, aceio, etc. Para edifícios habitacionais destinados a usuários com deficiências físicas e pessoas com mobilidade reduzida, os dispositivos de manobra, apoios, alças e outros equipamentos devem atender a ABNT NBR 9050.

    Conforto tátil e antropodinâmico

    Normalmente, os requisitos dos usuários que consideram o conforto tátil e antropodinâmico estão estabelecidos nas respectivas normas prescritivas dos componentes (janelas, torneiras, etc), bem como nas normas ABNT NBR 15575 partes 2 a 6.  Quando considerado o aspecto do conforto antropodinâmico deve-se limitar a deformação de pisos a declividade das rampas a velocidade dos elevadores, entre outros.

    Desempenho térmico

    A avaliação de desempenho térmico é conduzida conforme critérios baseados em condições naturais de insolação, ventilação, entre outras. Depende de diversas características do local do empreendimento (topografia, temperatura e umidade do ar, direção e velocidade do vento, etc.) e da edificação (materiais constituintes, número de pavimentos, dimensões dos ambientes, pé-direito, orientação das fachadas e etc.).

    Desempenho acústico

    A avaliação de desempenho acústico é conduzida conforme critérios para atenuação dos ruídos de impacto em sistemas de piso, isolação sonora dos sons aéreos entre pisos de ambientes distintos, do envelope da construção (fachadas e cobertura) e das paredes de geminação entre as unidades autônomas e entre áreas comuns. Quando do desenvolvimento de projetos devem ser considerados os índices de isolação sonora dos componentes, elementos e sistemas construtivos de modo a atender às exigências de desempenho acústico.

    Desempenho lumínico

    Estanqueidade à água

    A estanqueidade à água de uma edificação está diretamente associada à sua durabilidade, habitabilidade e higiene. O projeto deve considerar a exposição à água de chuva, à umidade proveniente do solo e do uso da edificação habitacional (áreas molhadas e molháveis). As exigências de estanqueidade à água englobam umidade ascendente do solo, percolação de umidade entre ambientes internos da edificação e infiltrações de água de chuva.

    Durabilidade

    A durabilidade de uma edificação depende de diversos fatores que interferem de maneira isolada ou conjunta, devendo ser considerada no projeto, na construção e no uso e manutenção da edificação. A ABNT NBR 15575 é referencial de esclarecimentos de naturezas técnica e jurídica.

    Manutenibilidade

    Projetar de modo a permitir e favorecer as inspeções prediais, viabilizando a funcionalidade do edifício e de seus sistemas durante seu uso e operação. Devem ser viabilizadas intervenções periódicas especificadas pelos fornecedores e manutenções preventivas e corretivas estabelecidas no Manual de Uso, Operação e Manutenção, entregue aos proprietários e usuários.

    Identificação dos requisitos do regimento SiAC_2016 que abordam “desempenho” conforme a ABNT NBR 15575:2013

    Verificação de projetos executivos à luz da norma ABNT NBR 15575:2013

    Serão verificados os escopos dos projetos executivos de modo a englobarem os requisitos e critérios constantes na ABNT NBR 15575:2013.

    Manual de Uso, Operação e Manutenção – ABNT NBR 14037

    Apresentar a estrutura do Manual de Uso, Operação e Manutenção de acordo com as normas ABNT NBR 14037:2011 e ABNT NBR 15575:2013.

    Ensaios aplicados à avaliação de desempenho

    Serão apresentados os ensaios realizados para avaliação de desempenho.

    Execução de ensaios para verificação do desempenho (cases)

    Uma visão geral da realização dos principais ensaios de avaliação de desempenho e principais laboratórios capacitados.

    Interpretação de relatórios de ensaio e relatórios técnicos

    Controle tecnológico do concreto (ABNT NBR 12655) para atendimento à norma de desempenho.

    Aprofundar e atualizar conceitos relacionados ao Controle de Qualidade do concreto.

    .

  • Público Alvo

    - Incorporadores,

    - Construtores,

    - Engenheiros,

    - Arquitetos,

    - Tecnólogos,

    - Técnicos,

    - Consultores, Auditores, Estudantes e profissionais da área de construção civil.

    ;

  • Carga Horária

    12:00 H