Início > Equipe > Fernando Nunes Patricio
Fernando Nunes Patricio
Engº Eletricista e de Operações Em Telecomunicações

Engenheiro Eletricista com 35 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações e com cursos de especialização em Eficiência Energética; Sistemas Elétricos Industriais e Gestão da Qualidade.

 

Desde 1996 atuou na Brasil Telecom como engenheiro responsável pela especificação de projetos de proteção contra descargas atmosféricas em estações de telecomunicações. No mesmo período, atuando na fiscalização de obras de infra-estrutura.

 

Desde 1996, atuou na organização de cursos de treinamento, em conjunto com empresas de consultoria na área de compatibilidade eletromagnéticas e fornecedores de equipamentos, com vistas a mudar os paradigmas de proteção contra surtos e transientes.

 

Participou como voluntário, em atividades relacionadas com gestão da qualidade, tais como: banca examinadora do PNQ (Premio Nacional da Qualidade) e grupos de trabalho da TELEPAR (hoje Brasil Telecom), visando implantar ISO 9000 e o Programa de Qualidade Total.

 

Sob o aspecto técnico da qualidade, participou em curso da HP, na Itália, a fim de conhecer o sistema de monitoramento do desempenho do sistema de transmissão digital da TELEPAR.

 

De 1978 a 1984, atuou na área de controle de qualidade de produtos fabricados em Curitiba e fornecidos para as empresas de telecomunicações vinculadas à TELEBRÁS.

 

Durante o ano de 1985, foi gerente da área de operação e manutenção de equipamentos de transmissão e de energia da regional Noroeste da TELEPAR, tendo retornado à Curitiba a pedido da diretoria, para assumir a Aceitação Unificada em Fábrica da TELEBRÁS no Paraná que foi até 1994, dando continuidade ao trabalho que havia iniciado em 1978.

 

Participou de vários grupos de trabalho da TELEBRÁS com o objetivo de elaborar normas técnicas nas áreas de antenas; propagação e aceitação unificada em fábrica.

 

Em 1972 e 1973, foi monitor de topografia (auxiliar de ensino) do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) enquanto cursava o curso de Engenharia de Operações em Telecomunicações.

 

HABILITAÇÕES ACADÊMICAS

- INATEL: Instituto Nacional de Telecomunicações.

- Engenheiro de Operações em Telecomunicações. Ano de conclusão 1973.

- INATEL: Instituto Nacional de Telecomunicações.

- Engenheiro Eletricista – Opção Eletrônica. Ano de conclusão 1980.

- PUC-PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

- Especialização em Engenharia da Qualidade incluindo disciplinas sobre o processo educativo (575 horas-aula). Ano de conclusão 1994.

- CEFET-PR: Centro Federal de Educação Tecnológica:

- Especialização em Sistemas Elétricos Industriais (360 horas-aula). Ano de conclusão 2000.

- Especialização em Eficiência Energética na Indústria (360 horas-aula). Ano de conclusão 2006.

 

ATIVIDADES ESPECÍFICAS

- Fiscalização dos serviços de consultoria e execução do projeto de proteção de estações da Brasil Telecom contra descargas atmosféricas.

- Gerência da área de operação e manutenção de infra-estrutura e transmissão da Regional Maringá da TELEPAR.

- Coordenação das atividades de aceitação em fábrica de equipamentos de transmissão para a TELEBRÁS, nas fábricas de Curitiba – Brasilsat, Harald e Siemens.

- Realização de projetos de radio enlaces em VHF, UHF e SHF para a TELEPAR.

- Fiscalização de contratos de prospecção em SHF e de fornecimento de equipamentos para telecomunicações.

 

Professor na Faculdade de Tecnologia de Curitiba – FATEC de Radiodifusão e Antenas nos anos de 2008 e 2009.