Início > Equipe > Iara Conceição Morandi
Iara Conceição Morandi
Química

Iara Conceição Morandi

- Química graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), ingressou no Departamento Municipal de Água e Esgotos - DMAE em 1976, exercendo os cargos de Auxiliar em Pesquisa e Tratamento de Água e Esgotos, Técnico em Tratamento de Água e Esgotos, Agente de Treinamento e Químico. Exerceu chefias no laboratório de Análises Físico-Químicas, Unidade de Preparo de Pessoal, Seção de Pesquisa Aplicada e Assistente Técnico.

- Diretora da Divisão de Pesquisa do DMAE no período de 2005 a 2011, desenvolvendo trabalhos na área de tratamento de água e esgotos, controle de qualidade da água para consumo humano e saneamento ambiental. Coordenou a implantação do Sistema de Gestão dos Laboratórios, segundo NBR/ISO 17025:2005.

Gerente de Gestão Ambiental e Tratamento de Esgotos DMAE de 2012 a janeiro 2015, responsável pela entrada em operação das Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs Serraria e Sarandi, as quais aumentaram em 80% a capacidade de tratamento de esgotos na cidade de Porto Alegre.

Participou da elaboração de publicações técnicas sobre as atividades desenvolvidas, representando o DMAE em eventos científicos. Palestrante em Simpósios, Seminários, Congressos, Fóruns e eventos em Universidades abordando temas relacionados ao saneamento ambiental.

Participou como instrutora do Curso de Especialização - Química Ambiental, Controle de Qualidade e Processos de Tratamento - PUC/RS, em duas edições.

Colaboradora do Ministério da Saúde no Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado à Qualidade da Água para Consumo Humano - VIGIAGUA desde 2001. Instrutora dos Cursos de Inspeção em Formas de Abastecimento de Água para Consumo Humano, coordenados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, tendo ministrado cursos em vários estados brasileiros

Servidora aposentada do DMAE desde fevereiro de 2015.