Início > Cursos > Inspeção Predial
Inspeção Predial
Descrição

O Curso de Inspeção Predial ensinará como utilizar esta imprescindível ferramenta, como garantir a manutenção de forma profissional nas edificações, serão apresentadas as novas diretrizes, conceitos, terminologia, critérios e procedimentos, conforme definido pela Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Depois de 18 anos, teremos uma exigência da norma a nível Brasil, desta importante ferramenta da Engenharia Diagnóstica.

A Inspeção Predial se tornou essencialmente importante para nossa sociedade, dada a sua importância técnica aos cuidados com as manutenções, em atender necessariamente o mercado das edificações, testada e aprovada em todo este período, teremos neste ano sua consulta pública e por fim na sequência, a tão esperada norma em vigor.

Público Alvo

- Engenheiros,

- Arquitetos,

Profissionais em geral que trabalhem com manutenções,

- Estudantes,

- Gestores de edificações,

- Síndicos ou responsáveis pela gestão de condomínios.

Objetivo

A Inspeção Predial não organiza somente a Manutenção das Edificações, mas promove ações que tem como objetivo abranger aspectos de garantias aos requisitos dos usuários, sendo estes relacionados à segurança, habitabilidade, sustentabilidade e as devidas proteções em relação a exposição aos fatores externos e internos das edificações.

As edificações necessitam de um programa, controle e monitoramento das manutenções preventivas e corretivas, de uma análise ao Estado da Arte referente ao desenvolvimento da Inspeção Predial, para que haja lapidação em busca da economia dos materiais com desempenho, ao atendimento à sustentabilidade com foco na durabilidade das edificações e dos procedimentos para atingir Vida Útil de Projeto (VUP).

O curso dará todo o contexto necessário para a atuação dos profissionais habilitados em Engenharia e Arquitetura, serão enfatizadas as novidades relacionados ao desempenho (NBR 15575 - Classificação do Estado Aparente de Desempenho), a análise sensorial e suas definições, da emissão ao termo Parecer Técnico, dos patamares de urgência e das já usuais normas pertinentes, como a NBR 5674 e a NBR14037.

Portanto, diante da vasta demanda e necessidade efetiva das edificações, a melhor opção que os síndicos, gestores e administradores de edificações dispõem para a eficácia manutenção, é a Inspeção Predial.

ESTE CURSO DE INSPEÇÃO PREDIAL ESTÁ ATUALIZADO CONFORME DEFINIDO PELA COMISSÃO DE ESTUDOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT).

 

> O que você vai aprender

Você irá aprender a produzir uma Inspeção Predial de forma conceitual e prática, exercitando o conhecimento, com subsídio suficiente para o desenvolvimento técnico e profissional, estará preparado em realizar um trabalho exemplar e que atenda as expectativas de seus clientes.

O curso irá promover sua qualificação para o desenvolvimento profissional, atendendo todas as diretrizes, conceitos, terminologias, critérios e procedimentosdefinidos pela Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Serão apresentadas uma sequência lógica e de fácil compreensão, para que o aluno consiga assimilar o máximo de informação e conhecimento a respeito da inovadora Inspeção predial.

 

> Como você irá se beneficiar

A Inspeção Predial é a ferramenta mais indicada para atender ao mercado das edificações, relacionadas ao processo em garantir as manutenções prediais, portanto, o profissional habilitado e especializado em Inspeção Predial, terá uma ampla oportunidade no mercado da engenharia diagnóstica ao desenvolver este trabalho, criará habilidade de análise das manifestações patológicas, de relevante importância e exigência técnica para um especialista da área.

 

Nossas edificações estão ficando velhas e precisam de profissionais competentes para atender aos requisitos dos usuários, o curso irá justamente fomentar sua visão e possibilitar habilidade suficiente para que você produza um Parecer Técnico, objetivo e que oriente corretamente o seu cliente.

Programação

Conteúdo programático

-  Inspeção Predial Histórico;

-  Inspeção Predial Leis e Projetos de Lei;

-  Engenharia Diagnóstica Conceito Básico;

-  Inspeção Predial Definição;

-  Objetivo da Inspeção Predial;

-  Vida Útil de Projeto (VUP);

-  Menção às Normas da ABNT;

-  A importância da Manutenção Predial;

-  Parecer Técnico Conteúdo:

-  Informações e Histórico da Edificação;

-  Classificação da Qualidade de Manutenção;

-  Classificação do Estado de Conservação da Edificação;

-  Definição de Patamares de Urgência – Organização das Prioridades;

-  Classificação do Estado Aparente de Desempenho dos Sistemas Construtivos, Subsistemas e/ou Elementos Construtivos;

-  Classificação das Anomalias e Falhas;

-  Plano de Manutenção Integrada – P.M.I.;

-  P.M.P - Plano de Manutenção Preventiva Controle do Gestor Legal da Edificação;

-  P.M.P. - Plano de Manutenção Preventiva Controle Operacional;

-  Documentação solicitada para análise da Inspeção Predial;

-  Exemplos Práticos e seus Sistemas Construtivos Condomínios Residenciais;

-  Exemplos Práticos e seus Sistemas Construtivos Edificações Comerciais;

-  Apresentação - Inspeção de Procedência Predial;

Bibliografia.

Carga Horária
16:00