Início > Cursos > Energia Solar Fotovoltaica Na Construção Civil
Energia Solar Fotovoltaica Na Construção Civil
Descrição

O curso no princípio será uma introdução geral sobre Energia solar fotovoltaica, promovendo em seguida como esta pode ser acoplada nas construções civis.

E concomitante, será mostrado as vantagens e desvantagens de se utilizar esta tecnologia sustentável nas residências, minudenciando cada detalhe demonstrando de maneira prática e viável como pode ser melhor aplicado dependendo do projeto a que se pretende.

Para uma maior compreensão de todo o sistema será realizado um estudo de caso, com cálculos dos principais parâmetros de mérito das célula fotovoltaicas e ainda um exemplo de dimensionamento na instalação de painéis fotovoltaicos em lugares isolados.

Com este dimensionamento os participantes do curso terão uma noção de valores para instalação, feedback de retorno, caso opte por instalar o sistema na residência. Os cálculos serão demonstrados manualmente e ainda serão citados alguns softwares que são já são utilizados com este intuito.

Destinam-se a Engenheiros, Arquitetos e alunos de graduação em geral.

 

> < Justificativa

Os combustíveis fósseis representam atualmente 85% da energia global consumida.

Além de não serem renováveis, são uma das causas para o aquecimento global.

Devido a estes fatos, fortes são as tendências de desenvolvimento de alternativas sustentáveis ou exploração de fontes de energia renováveis.

Conforme dados do relatório "Um Banho de Sol para o Brasil" do Instituto Vitae Civilis, o Brasil, por sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade.

Neste contexto, a energia solar é uma fonte abundante para conversão da luz solar em eletricidade, sendo também uma das fontes renováveis mais promissoras.

O maior entendimento sobre este tipo de tecnologia para os participantes deste curso poderá dinamizar o olhar desses profissionais para que tenham como uma opção o uso desta energia sustentável. E ainda, o curso fornecerá um conhecimento amplo sobre os diversos tipos de células solares que estão disponíveis no mercado e quais são melhores em determinadas aplicações, seja para geração de energia em residências ou sistemas de baixa potência como smartphones e tablets. 

Público Alvo

- Engenheiros,

- Arquitetos,

- Projetistasde Estruturas,

- Técnicos de Edificações,

- Alunos de Pós-graduação, 

- Estudantes De Graduação. 

Objetivo

O objetivo do curso é disseminar conhecimentos gerais e informações técnicas sobre a energia solar fotovoltaica, uma fonte de energia sustentável.

O curso possibilitará ao participante realizar os cálculos dos principais parâmetros de uma célula solar, e fazer o dimensionamento para pequenas instalações.

Ademais terá um amplo conhecimento das vantagens e desvantagens de cada tipo de célula solar e qual tipo será mais recomendado em diferentes aplicações.

Ao final, também será agregada uma visão geral do atual cenário brasileiro e mundial neste tipo de tecnologia, sendo abertas para discussões e ainda propostas sugestões de diversas fontes literárias e biografias conceituadas, que poderão aprofundar os conhecimentos sobre o assunto. 

Programação

Conteúdo Programático.

- Introdução, definições, conceitos e informações gerais.

- Situação atual e breve histórica da energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo.

- Sustentabilidade da energia solar fotovoltaica na construção civil.

- Vantagens e desvantagens da energia solar na construção civil, destacando as quatro gerações de células solares.

- Células solares e módulas fotovoltaicas: princípio de funcionamento e características elétricas da célula fotovoltaicas.

- Associações em série e em paralelo de células e módulos fotovoltaicos.

- Parâmetros externos que afetam as características elétricas: influência da irradiância solar e da temperatura.

Energia solar fotovoltaica em sistemas isolados e conectados à rede elétrica.

- Cálculos para dimensionamento na instalação de painéis fotovoltaicos em lugares isolados. 

Carga Horária
16:00 h