Início > Cursos > Restauração Ecológica de Ecossistemas Degradados
Restauração Ecológica de Ecossistemas Degradados
Descrição

- Sociedades humanas habitam e exploram quase todos os biomas do planeta Terra, e o avanço tecnológico tem resultado na destruição de ecossistemas nessas áreas.

- A perda de vastas áreas naturais no século passado criou demanda por estudos em ecologia da restauração, transformando o presente século na “era da restauração”.

- A destruição de ecossistemas por atividades humanas coloca diversas espécies sob o risco de extinção, e planos conservacionistas recomendam a restauração de comunidades vegetais como forma de aumentar a capacidade de suporte do ambiente.

- Projetos de restauração de ecossistemas buscam criar, a partir de uma comunidade vegetal implantada, condições que impulsionem comunidades biológicas a seguirem seus caminhos naturais de desenvolvimento, onde processos ecológicos foram destruídos a ecologia da restauração é, portanto, o processo que conduz a sucessão ecológica na direção do ecossistema natural que fora degradado.

- Ela se materializa por meio da restauração ecológica, que é o processo de restaurar comunidades e sistemas nativos degradados. 

Público Alvo

- Estudantes,

- Engenheiros Agrônomos,

- Florestais,

- Ambientais,

- Civis,

- Biólogos,

- Geógrafos,

- Geólogos e demais profissionais interessados.

Objetivo

Capacitar profissionais e estudantes para atuarem em Restauração Ecológica de Ecossistemas Degradados.

Programação

1. Conceitos básicos

- Ecologia e Meio Ambiente / - Ciclos naturais / - Resistência e resiliência / - Riqueza, abundância, dominância e equitabilidade de espécies /  - Sucessão ecológica / - Filtros abióticos e filtros bióticos / - Competição / - Facilitação / - Biodiversidade / - Áreas perturbadas / - Áreas degradadas /  - Recuperação / - Reabilitação / - Remediação / -Restauração

2. Cenário brasileiro

- Biomas brasileiros / - Formas e processos de degradação dos biomas brasileiros

3. Restauração por meio da revegetação

- Critérios para a escolha de espécies / - Modelos de restauração / - Técnicas silviculturais de restauração / - Técnicas não silviculturais de restauração / - Indicadores de restauração / - Restauração induzida / - Contribuição da fauna / - Manutenção / - Custos.

Carga Horária
16:00 h