Início > Cursos > Recuperação de Áreas Degradadas Pela Mineração
Recuperação de Áreas Degradadas Pela Mineração
Descrição

- O novo paradigma de desenvolvimento exige a incorporação dos passivos ambientais pelas atividades econômicas.

- Nesse contexto, a Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração é prática que visa conciliar proteção ambiental e exploração minerária.  

- Cumprir a legislação, evitar barreiras comerciais e restaurar ecossistemas são alguns dos vários aspectos inerentes ao tema.

- Aprender a gerir e recuperar uma lavra em sintonia com os parâmetros ambientais significa reduzir custos e manter a boa imagem da empresa.

Público Alvo

- Engenheiros Agrônomos,

- Florestais,

- Ambientais,

- Civis,

- Biólogos,

- Geógrafos,

- Geólogos

- E demais profissionais interessados.

Objetivo

- Capacitar profissionais para atuar no segmento de Recuperação de Áreas Degradadas possibilitando novas perspectivas de trabalho.

Programação

1. Conceitos básicos

     - Ecologia e Meio Ambiente / - Ciclos naturais / - Resistência e resiliência / - Sucessão ecológica; / - Riqueza, abundância, dominância e eqüitabilidade de espécies, / - Biodiversidade / - Áreas perturbadas / - Áreas degradadas / - Recuperação / - Reabilitação / - Restauração e

- Recuperação.

 

2. Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD

     - Objetivo / - Etapas / - Normas legais e roteiros de PRADs / - Recomposição da paisagem / - Adubação orgânica e química

 

3. Reconstrução de solos

     - Técnicas de recomposição topográfica / - Tratamento do substrato / - Indicadores ecológicos e de sustentabilidade.

 

4. Utilização de resíduos como fontes de matéria orgânica

     - Utilização de lodo de esgoto e lixo compostado / - Limitações do uso de lodo de esgoto e do lixo compostado / - Riscos ambientais no uso de resíduos orgânicos / - Combinação de resíduos orgânicos e fertilizantes

 

5. Revegetação de áreas degradadas pela mineração:

     - Escolha de espécies / - Potencial paisagístico / - Modelos de revegetação de áreas degradadas / - Recuperação induzida / - Contribuição da fauna / - Crescimento de árvores e ervas / - Mortalidade / - Manutenção / - Exemplos práticos e propostas de manejos.

 

6. Custos

    - Custo de reposição e de restauração.

Carga Horária
16:00 h