Início > Cursos > NBR 12.721:2006 - Avaliação de Custos Unitários de Construção Para Incorporação Imobiliária e Outras Disposições
NBR 12.721:2006 - Avaliação de Custos Unitários de Construção Para Incorporação Imobiliária e Outras Disposições
Descrição

Para as INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS em todos os condomínios, sejam eles verticais ou horizontais, é necessário que antes que seja iniciado o processo de venda das unidades, a lei exige o Registro da Incorporação em cartório.

Dentre os diversos documentos exigidos pelos cartórios para  obter-se o  RI (Registro da Incorporação), o mais importante deles é o conjunto dos quadros determinados pela Norma Brasileira  12721, da ABNT, já que todos os demais documentos do processo têm a origem de seus dados nos quadros da NBR 12721. Portanto, o desconhecimento desta Norma Técnica, além de acarretar o atraso das vendas (prejuízo), dificulta a argumentação com os cartórios  e clientes.

Este nosso curso é dirigido aos engenheiros, aos arquitetos, aos advogados e a todos os corretores de imóveis, e tem como objetivo habilitar o participante a entender toda a sistemática da NBR 12721, capacitando-os  a discorrerem, com segurança, sobre temas como  fração ideal, coeficiente de proporcionalidade, área equivalente, área acessória, dentre outros.

O correto  entendimento desses temas transmitirá confiança aos seus empregadores e clientes, constituindo um importante diferencial competitivo.

Público Alvo

- Engenheiros

- Arquitetos

- Incorporadores/Construtores

- Técnicos em Edificações

- Calculistas

Objetivo

Ensinar a aplicação da Norma NBR 12.721:2006, em vigor a partir de Fevereiro/2007, destacando as alterações em relação à edição anterior de 1999, com foco no correto preenchimento dos quadros.

Programação

Parte teórica:

> Breve histórico sobre a Norma Brasileira NBR 12.721.

> Apresentação e Interpretação do contexto básico da NBR 12.721:2006.

> Análise das principais mudanças em relação à edição 1999.

> Apresentação e Interpretação dos Novos Quadros e Coeficientes.

> Apresentação e Interpretação dos novos projetos padrão para nova Norma.

> Estudo das definições dos tipos de áreas dentro do conceito da Norma.

> Critérios para o levantamento das áreas em projeto real de uso misto (residencial e comercial).

> Metodologia do cálculo do CUB.

 

Parte prática:

> Análise, discussão e metodologia em quatro preenchimentos dos 10 quadros, com dados de projeto real, para NBR simples; para NBR mista; para NBR com área sub-rogada.

> Preenchimento pelos participantes dos quadros com dados de projeto real, para NBR de condomínio horizontal.

> Discussão e solução de dúvidas ao longo de todo o curso.

Carga Horária
16:00 h/a