Início > Cursos > Drenagem Urbana
Drenagem Urbana
Descrição

.

Público Alvo

O curso é dirigido aos profissionais da linha científica ou tecnológica, que estudam, planejam, desenvolvem, executam ou fiscalizam projetos e obras urbanas, novas ou de restauração, atendendo também a gestores técnicos de obras públicas e àqueles com formação de nível técnico.

O acompanhamento do conteúdo programático requer conhecimento básico de Hidrologia, Hidráulica e Topografia.

Objetivo

1) Geral:

> Aprender os fundamentos de controle das águas pluviais em área urbana visando o conforto, no trânsito de pessoas e veículos, para as precipitações frequentes, e preservar vidas, propriedades e a natureza, para as chuvas intensas.

 

2) Especifico:

a)   Conhecer aspectos técnicos da implantação de um sistema de drenagem integrado e sustentável para centros urbanos;

b)   Conhecer as fases para realizar um projeto de drenagem urbana;

c)   Saber empregar a hidrologia no levantamento da vazão de projeto;

d)   Conhecer a finalidade, características e elementos de projeto de sarjetas, sistema de galerias, canais, reservatórios e drenagem subsuperficial; e

e)   Saber realizar o dimensionamento hidráulico dos dispositivos empregados na drenagem urbana.

Programação

1) Fundamentos de Drenagem Urbana 

Evolução histórica da drenagem; causas de inundações; sistema de drenagem urbana integrada; impactos e medidas de controle das inundações; as ruas como canais de drenagem; o uso do subsolo das cidades; áreas de preservação; e normas pertinentes à drenagem.

 

2) Hidrologia aplicada a drenagem urbana

a) Estudos e coleta de dados hidrológicos.

b) Definição de critérios para o projeto, parâmetros e coeficientes: bacias hidrográficas; coeficiente de escoamento superficial; tempo de concentração; tempo de recorrência; intensidade pluviométrica; duração da chuva de projeto; distribuição espacial da chuva; e desagregação temporal da chuva.

c) Modelagem hidrológica: métodos de cálculo da vazão: Racional; Racional Modificado; e do Hidrograma Unitário “U.S. Soil Conservation Service”.

 

3) Hidráulica aplicada a drenagem urbana

Canais (dimensionamento em regime torrencial ou fluvial); conduto forçado (orifício e vertedor); ondas; e drenagem em meio poroso.

 

4) Canal 

Levantamentos e estudos preliminares; orientações para anteprojeto e projeto; caracterização do regime de escoamento; critérios, coeficientes e parâmetros de projeto; dimensionamento de: canal, borda, degrau, curva, superelevação.

 

5) Sarjeta

Objetivo, características e dimensionamento de sarjeta: cálculo da capacidade e distância limite de sarjetas.

 

6) Boca coletora (lateral e grelha)

Objetivo, características e dimensionamento de boca coletora (boca de lobo): tipos; critérios de escolha do tipo; configurações em cruzamentos; dimensionamento de boca coletora simples e de grelha (ralo), em ponto baixo ou intermediário, afogada ou não; classes das grelhas.

 

7) Poço de visita

Objetivo, características e dimensionamento de poço de visita: componentes; localização; distância máxima entre eles; dimensões mínimas de chaminé e balão; verificação hidráulica; processo construtivo (alvenaria; pré-moldado e armado no local).

 

8) Galeria

Materiais empregados na construção; critérios, coeficientes e parâmetros de projeto; elementos de projeto; dimensionamento de galeria; apresentação de uma planilha de cálculo.

 

9) Reservatório

Tipos de reservatórios; dimensionamento de reservatórios; infiltração; tipos de obras de controle na fonte; sistemas de infiltração; e exemplos de reservatórios de amortecimento de cheias.

 

10) Dreno subsuperficial e Geotêxtil

a)  Dreno subsuperficial: objetivo, características e dimensionamento de: base drenante; dreno raso longitudinal; dreno lateral de base; e dreno transversal.

b)  Geotêxtil: características, funções e dimensionamento como dreno ou filtro.

 

11) Saída, Descida d’água e Dissipador de energia

Objetivo, características e dimensionamento de: saída d’água; descida d’água; e dissipador de energia.

Carga Horária
24:00 h