- PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO - ( AO VIVO / ON LINE - Y )


Se especialize! Não perca tempo! INSCREVA-SE agora para este curso que já está agendado e confirmado.




Ricardo Prado Tamietti

Curso
- PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO - ( AO VIVO / ON LINE - Y )
Data
De 16/07/2021 a 18/07/2021
Local
PLATAFORMA ON-LINE / AO VIVO
Carga horária
16:00 H
Investimento
R$ 550,00
  • Prezado(a) Profissional:

     

    A GERSON CURSOS – registro no CREA/PR sob nº 70.134 – confirma o agendamento deste curso sobre

    “PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO” – na versão “100% DIGITAL - ON LINE” – sob a gestão e supervisão da YCON EAD.

     

    Metodologia

    - O curso de Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão contempla aulas expositivas e práticas com projeto em sala: desenvolvimento individual de um projeto elétrico de uma edificação.

    - A didática aplicada é de ser realmente passo a passo, ensinando os conceitos e teorias com a aplicação prática, partindo de uma planta de arquitetura de uma residência de 8 cômodos. - Cada simples etapa do projeto vai sendo desenvolvida e representada pelo acréscimo de uma nova planta, implantada sobre a da etapa anterior, resultando em uma visão dinâmica e muito clara do desenvolvimento do projeto.

    - Será apresentado e utilizado o software QDC Pro ®, de autoria do instrutor, dedicado à execução de todos os cálculos necessários para a elaboração do projeto, mostrando o aumento de produtividade que pode ser alcançado.

    - O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.

    > - Forma de Inscrição: Clique em  - Fazer Inscrição - no inicio da página, preencha a ficha com os seus dados pessoais e profissionais e aguarde um contato do Sr. Eduardo – gestor da YCON que fará o registro da sua participação e os ajustes para o pagamento e demais providencias.

     

    - Datas do curso:

       – Dias 16 / 17 / 18 de Julho de 2021

     

    - Horários do curso:

      - Dia 16/07 - Sexta Feira – Das 19h00min h as 23h00min h

      - Dia 17/07 - Sábado - Das 09h00min h as 18h00min h

      - Dia 18/07 - Domingo - Das 09h00min h as 13h00min h

     

    - Atenção: Turma única no ano de 2021

     

    - Valor do investimento: - R$: 550,00 a vista ou parcelado.

     

    - Condição especial de pagamento:

      - valor à vista em até 6x sem juros

      - ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

     

    - Formas de Pagamento: - Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.

     

    - Descontos Especiais:

      - 10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.

      - 20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.

      - Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se tanto ao preço a vista como às parcelas.

      - Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

     

    - Incluso no valor da inscrição:

      - Material didático completo em formato digital;

      - Emissão de certificado em formato digital.

    .-

  • Objetivo

    - O curso de Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão tem por objetivo apresentar requisitos referentes aos principais conceitos, prescrições, definições, e recomendações da NBR 5410 relativos aos aspectos do projeto de instalações elétricas, desenvolvendo um senso crítico em relação ao texto da norma.

    - Visa também capacitar o aluno para a elaboração de um projeto de instalações elétricas de baixa tensão segundo prescrições da NBR5410.

    - Serão apresentados os principais conceitos, prescrições, definições, e recomendações da NBR 5410:2004 relativos aos aspectos de projeto, além dos princípios fundamentais, permitindo maior interação com o conteúdo da norma.

  • Programação

    1. INTRODUÇÃO: Objetivo e estrutura do curso.

    2. LEGISLAÇÃO E NORMALIZAÇÃO TÉCNICA: Legislação ordinária e profissional. Ética profissional. Normas nacionais, estrangeiras e internacionais.

    3. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA INSTALAÇÃO: Verificação da instalação quanto à previsão de pontos de utilização (luz e tomadas de corrente), potência instalada e de alimentação, fornecimento e distribuição de energia, influências externas, esquemas de aterramento, condutos, condutores, maneiras de instalar. Seleção e instalação de componentes.

    4. DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS: Verificação da divisão e distribuição dos circuitos (aspectos técnicos, operacionais e de manutenção, análise dos critérios de dimensionamento (seção mínima, capacidade de condução de corrente, critério da queda de tensão, critério da sobrecarga, critério de curto-circuito, dimensionamento econômico).

    5. LINHAS ELÉTRICAS: Verificação das características básicas de seleção e instalação de condutos e condutores. Capacidade de condução de corrente de condutores. Dimensionamento.

    6. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTES: Verificação das características básicas de: disjuntores e fusíveis. Dimensionamento.

    7. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS: Verificação na aplicação do conceito de choque elétrico, efeitos da corrente elétrica no corpo humano, esquemas de aterramento (TN-C, TN-S, TN-C-S, TT, IT), critérios para proteção básica, supletiva e adicional, conceito e utilização de dispositivo diferencial – residual (DR).

    8. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES: Verificação dos pontos de equipotencialização principal e suplementar e nos critérios para análise de risco quanto a instalação dos Dispositivos de Proteção Contra Surtos – DPS.

    9. ENCERRAMENTO DO PROJETO: Lista de materiais e especificação técnica dos componentes elétricos. Termo de encerramento. Atestado de desempenho. Lições aprendidas.

    10. “PROJETO EM SALA”, através do desenvolvimento dos conceitos sobre um exemplo real de uma edificação, com o fornecimento de planta da arquitetura correspondente, cada aluno irá elaborar o SEU projeto com o andamento do curso e discutir os diversos aspectos e opções pertinentes, com o acompanhamento do instrutor. Espera-se, através desta metodologia, uma melhor transferência de informações, agregando conteúdo teórico e prático para os participantes, tornando-os mais qualificados para o exercício profissional da elaboração de projetos de instalações elétricas de baixa tensão.

     

    - Material Recomendado

      – ABNT NBR 5410:2004 – (não obrigatório, porém muito bem aproveitável).

     

      – Calculadora, preferencialmente científica.

    .-

  • Público Alvo

    - Profissionais e estudantes da área de engenharia eletrica.

  • Carga Horária

    16:00 H