- APRENDENDO O PROCESSO CRIATIVO PARA PROJETAR OBRAS ARQUITETÔNICAS - ( AO VIVO / ON LINE - Y )


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Francisco de Assis Lauande Júnior

Curso
- APRENDENDO O PROCESSO CRIATIVO PARA PROJETAR OBRAS ARQUITETÔNICAS - ( AO VIVO / ON LINE - Y )
Data
De 13/07/2021 a 22/07/2021
Local
PLATAFORMA ON-LINE / AO VIVO
Carga horária
06:00 H
Investimento
R$ 290,00
  • Prezado(a) Profissional:

     

    A GERSON CURSOS – registro no CREA/PR sob nº 70.134 – confirma o agendamento deste curso sobre

    “APRENDENDO O PROCESSO CRIATIVO PARA PROJETAR OBRAS ARQUITETÔNICAS” – na versão “100% DIGITAL - ON LINE” – sob a gestão e supervisão da YCON EAD.

     

    - Metodologia

      - O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.

     

    > - Forma de Inscrição: Clique em Fazer Inscrição no inicio da página, preencha a ficha com os seus dados pessoais e profissionais e aguarde um contato do Sr. Eduardo – gestor da YCON que fará o registro da sua participação e os ajustes para o pagamento e demais providencias.

     

    - Datas do curso:

      - Dias 13 Jul, 15 Jul, 20 Jul e 22 Jul de 2021

     

    - Horários do curso:

      - As datas do curso são as terças e quintas feiras

      - Das 19h00min as 20h30min

     

    - Valor do investimento: - R$: 290,00 a vista ou parcelado.

     

    - Condição especial de pagamento:

      - valor à vista em até 6x sem juros

      - ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

     

    - Formas de Pagamento: - Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.

     

    - Descontos Especiais:

      - 10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.

      - 20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.

      - Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se tanto ao preço a vista como às parcelas.

      - Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

     

    - Incluso no valor da inscrição:

      - Material didático completo em formato digital;

      - Emissão de certificado em formato digital.

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  • Objetivo

    - Este curso tem como objetivo fundamental, ensinar o Processo Criativo para projetar obras arquitetônicas, ou seja, oferecer a oportunidade para que o aluno crie um método de trabalho para o desenvolvimento de ideias seja qual for o nível de complexidade do projeto arquitetônico.

  • Programação

    Conteúdo Programático

    > Aula 1

       – O primeiro protocolo: o Brain Storm, ou seja, a criação de conceitos baseados no tema abordado no projeto arquitetônico. Exemplo a ser usado: a casa, que é o tema do exercício principal a ser oferecido.

       – Definição de Arquiteto criativo.

       – A importância das culturas geral e arquitetônica na fomentação da criatividade.

       – A pertinência e aplicação da pesquisa como protocolo a ser cumprido paralelamente ao primeiro.  

       – Considerando os Protocolos que devem ser cumpridos em paralelo ao primeiro: o entendimento do local onde a obra arquitetônica se insere: clima, visuais, contexto urbano.

       – Apresentação de Estudos de Caso, como exemplificação de conceitos aplicados por Arquitetos no Brasil e no mundo.

       – Primeiro Exercício: Entre cinco e dez minutos, os alunos deverão realizar o Brain Storm para formular conceitos sobre o tema principal do curso: a casa.

       – Avaliação (Orientação a partir do que foi produzido) dos resultados pelo instrutor caso a caso ou que cada aluno produziu.

       – Considerações finais e orientações para atividades a serem feitas até a aula seguinte

       – Encerramento da aula, dirimindo dúvidas.

     

    > Aula 2

       – Revisão do Brain Storm caso a caso, aluno a aluno, de acordo com as orientações oferecidas na aula anterior.

       – A definição do Programa de Necessidades e sua relação com o Organograma e com a definição da área quadrada da construção.

       – A definição de Fluxograma e sua influência tanto na aplicação do conceito como na definição do partido arquitetônico.

       – O lançamento do Partido Arquitetônico pelo método das manchas.

       – Definição de Eixo Ordenador e sua relação com o Fluxograma.

       – Estudos de casos 

       – Instrução para o exercício principal: dado um terreno, os alunos, partindo dos conceitos formulados, do Programa de Necessidades, do Fluxograma determinado, deverão apresentar o partido arquitetônico em manchas e em estudo volumétrico (Fases anterior ao Estudo Preliminar).

      – Encerramento da aula, dirimindo dúvidas.

     

    > Aula 3

       – Dia dedicado ao desenvolvimento da ideia de acordo com as instruções oferecidas na última aula. Sendo assim, neste dia não há o encontro virtual do professor com os alunos. Contudo, os alunos poderão se comunicar com o instrutor via e-mail.

     

    > Aula 4

      – A definição de Organograma e sua influência na definição do partido arquitetônico em obras de complexidade média e grande em temas que lidam sobretudo com demandas de organizações coorporativas.

      – Definição da técnica de Cheios e Vazios aplicada à análise da planta-baixa.

      – Avaliação das propostas caso a caso, aluno a aluno.

      – Apresentação das propostas do Professor para o exercício principal.  

      – Encerramento da aula, dirimindo dúvidas.

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  • Público Alvo

    - Profissionais das áreas da engenharia e arquitetura.

    - Estudantes e demais interessados.

  • Carga Horária

    06:00 H